Você conhece quais são os direitos do paciente oncológico?

Você conhece quais são os direitos do paciente oncológico?

O câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas no Brasil e em todo o planeta. A luta contra a enfermidade não é fácil e muitas vezes acontece em fases mais avançadas de nossas vidas transformando a batalha em um desafio, principalmente para pessoas que, por exemplo, já estão aposentadas e sem direito aos planos de saúde que utilizou ao longo de toda a vida.

Mas esses pacientes não estão sozinhos!

A legislação brasileira apresenta uma série de leis que regulamentam e garantem os direitos dos pacientes oncológicos para auxiliá-los na defesa de seus direitos. E nós do CEON ABC também nos preocupamos com o seu bem-estar, por isso, separamos alguns deles para que você tenha conhecimento e possa usá-los ao seu favor!

1. Ser atendido de forma digna

Este é um dos principais direitos, no qual você deve ser tratado pelo seu nome e sobrenome de maneira que todo o corpo clínico demonstre respeito.

2. Ter acesso integral ao seu prontuário

Fique atento, pois de acordo com os seus direitos você pode ter acesso a todo seu prontuário e ter anotado todas as medicações, com as dosagens utilizadas, o registro da quantidade de sangue recebida e dos dados que permitam identificar a sua origem, as sorologias efetuadas e prazos de validade.

3. Ter informações claras, objetivas e compreensíveis

Durante o seu tratamento você deve ser esclarecido rotineiramente sobre: hipóteses diagnósticas, diagnósticos confirmados, ações terapêuticas, riscos, benefícios e inconvenientes provenientes das medidas diagnósticas e terapêuticas propostas, duração prevista do tratamento proposto, entre outras informações.

4. Assegurar medidas que garantem a sua proteção

Ter assegurado, em todos os momentos de atendimento e/ou internação, a sua integridade física, privacidade, sigilo e segurança do procedimento bem como o acompanhamento de pessoa de sua confiança.

E esses são apenas alguns direitos assegurados aos pacientes oncológicos!

Se você quer saber mais sobre o assunto e conhecer todos os direitos que você pode ter, acesse a Cartilha dos Direitos do Paciente Oncológico em nosso site produzido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

WhatsApp chat