Oncologia clínica
A oncologia clínica, também chamada de cancerologia, é a especialidade médica dedicada aos estudos e tratamentos do paciente com diagnóstico de câncer. Os principais tratamentos utilizados pelo oncologista são a quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia. Entretanto, o arsenal dos médicos está cada vez mais ampliado, com o desenvolvimento de novos tipos de drogas, como a imunoterapia, as drogas-alvos, os anticorpos monoclonais e os isótopos radioativos.
O oncologista clínico tem papel fundamental na tomada de decisões sobre qual plano de tratamento será seguido diante de um diagnóstico, afinal, cada caso é único. Dentre os objetivos principais desse profissional está o aumento das chances de cura e a redução dos efeitos colaterais e também das sequelas do tratamento.
Qualidade de Vida
Quando diante de uma doença na qual a cura já não é mais possível, o oncologista clínico tem como objetivo ajudar o paciente a entender suas fraquezas, não gerar frustrações relacionadas ao tratamento e contribuir para que o paciente fique bem pelo maior tempo e com a maior qualidade possível.