ESPECIALIDADES

NOSSAS ESPECIALIDADES

Conheça todas as especialidades que o CEONABC tem a oferecer para você

A oncologia clínica, também chamada de cancerologia, é a especialidade médica dedicada aos estudos e tratamentos do paciente com diagnóstico de câncer. Os principais tratamentos utilizados pelo oncologista são a quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia. Entretanto, o arsenal dos médicos está cada vez mais ampliado, com o desenvolvimento de novos tipos de drogas, como a imunoterapia, as drogas-alvos, os anticorpos monoclonais e os isótopos radioativos.

O oncologista clínico tem papel fundamental na tomada de decisões sobre qual plano de tratamento será seguido diante de um diagnóstico, afinal, cada caso é único. Dentre os objetivos principais desse profissional está o aumento das chances de cura e a redução dos efeitos colaterais e também das sequelas do tratamento.

Qualidade de Vida

Quando diante de uma doença na qual a cura já não é mais possível, o oncologista clínico tem como objetivo ajudar o paciente a entender suas fraquezas, não gerar frustrações relacionadas ao tratamento e contribuir para que o paciente fique bem pelo maior tempo e com a maior qualidade possível.

Oncologia cirúrgica é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias tumorais.

A oncologia cirúrgica é uma das modalidades mais antigas no tratamento contra o câncer.
É figurada como um dos tripés para o tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.

Cirurgia de Mama

A cirurgia de mama tem como objetivo principal retirar o máximo possível do tumor com uma margem de segurança de modo que não ocorra recidiva (ou que as chances diminuam o máximo possível). A cirurgia pode acontecer antes ou depois do tratamento com quimioterapia e se divide em dois tipos:

Mastectomia: ao realizar esse procedimento, toda a mama é retirada. Algumas vezes é preciso retirar também alguns tecidos próximos. A mastectomia pode ser dupla, ou seja, quando há a necessidade da retirada das duas mamas.

Cirurgia conservadora de mama: também chamada de mastectomia parcial ou quadrantectomia, consiste na retirada parcial da mama (de um segmento ou setor onde esteja o tumor). Após a recuperação da cirurgia, a paciente é submetida à radioterapia, visando a destruição total de qualquer célula cancerígena que ainda possa ter ficado.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Os casos de câncer no aparelho digestivo apresentam a maioria das neoplasias, haja vista que este aparelho engloba órgãos como: esôfago, intestino grosso, estômago, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, esse tipo de cirurgia tem sido a menos invasiva possível para o paciente, de modo que o desconforto pós-cirúrgico também seja pequeno. A laparoscópica e a robótica são excelentes opções quando bem indicadas: oferecem menor perda de sangue (consequentemente menor a chance de precisar de transfusões), o tempo de hospitalização é menor e também as chances de complicações e feridas são mínimas.

As vantagens citadas acima são especialmente importantes para pacientes cuja necessidade do tratamento quimioterápico é mais urgente.

Cirurgia de cabeça e pescoço

Também chamada de cirurgia cérvico-facial, corresponde aos procedimentos feitos na face e no pescoço para a retirada de moléstias benignas ou malignas. Essa especialidade inclui também tumores de pele do rosto, couro cabelo e pescoço; tireoide, paratireoide, glândulas salivares, faringe, laringe, língua, garganta e lábios também estão inclusas nesse tipo de operação.

Cirurgia de Tórax

O tórax é um compartimento localizado acima do abdômen, cujas limitações são as seguintes:
Parte superior: pescoço, clavícula e ombro.
Lateral: costelas, músculos tecidos laterais do corpo
Inferior: músculo diafragma
Vale ressaltar que alguns tumores estão dentro, fora ou bem perto do tórax, o que pode gerar alguma confusão: coração, tireóide, mamas, por exemplo, são comumente operados por outros tipos de especialistas.
As neoplasia torácicas mais comuns são os tumores de pulmão, linfomas e tumores de células germinativas.

A hematologia é uma especialidade da medicina que estuda todos componentes relacionados ao sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além desses estudos, a hematologia também investiga os órgãos onde o sangue é produzido como: a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço.

Hoje atuamos no Diagnóstico e tratamento de linfomas, mieloma e leucemias.

Mastologia é especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama, inclusive o câncer de mama.

Disponibilizando-se de todos os recursos tecnológicos para a busca da qualidade de vida, oferecendo tratamento humanizado e reconhecimento no combate ao câncer de mama, nossos profissionais estão altamente capacitados para oferecer todo o suporte necessário aos pacientes.

A ginecologia é a especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino. Os ginecologistas são, portanto, os especialistas que tratam de todas as questões relacionadas com o útero, a vagina e os ovários.

Alguns de nossos profissionais estão focados na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer ginecológico, oferecendo assim tratamento humanizado e de qualidade no combate ao câncer.

A fisioterapia oncológica tem o objetivo de preservar, manter e recuperar a integridade física de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento, visando o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.

Pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico podem apresentar disfunções ou sequelas. O fisioterapeuta oncológico tem um papel fundamental no processo de prevenção e reabilitação do paciente.

Nossos fisioterapeutas oncológicos realizam drenagem linfática e reabilitação de pacientes com câncer.

Pacientes oncológicos tendem a mudança de hábitos alimentares devido ao tratamento e seus efeitos, necessitando assim de acompanhamento especializado.

O nutricionista tem um papel muito importante na vida de um paciente com câncer, pois a alimentação correta influencia totalmente no andamento dos tratamentos e acompanhamento dos pacientes oncológicos.

MARQUE UMA CONSULTA NO CEONABC

Preencha o formulário abaixo e retornaremos o contato para agendarmos sua consulta

O horário de funcionamento do Centro de Oncologia do ABC é de segunda à sexta-feira das 08h às 18h.

WhatsApp chat