Oncologia cirúrgica

Oncologia cirúrgica é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias tumorais.

A oncologia cirúrgica é uma das modalidades mais antigas no tratamento contra o câncer. É figurada como um dos tripés para o tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.


Cirurgia de Mama

A cirurgia de mama tem como objetivo principal retirar o máximo possível do tumor com uma margem de segurança de modo que não ocorra recidiva (ou que as chances diminuam o máximo possível). A cirurgia pode acontecer antes ou depois do tratamento com quimioterapia e se divide em dois tipos:

Mastectomia: ao realizar esse procedimento, toda a mama é retirada. Algumas vezes é preciso retirar também alguns tecidos próximos. A mastectomia pode ser dupla, ou seja, quando há a necessidade da retirada das duas mamas.

Cirurgia conservadora de mama: também chamada de mastectomia parcial ou quadrantectomia, consiste na retirada parcial da mama (de um segmento ou setor onde esteja o tumor). Após a recuperação da cirurgia, a paciente é submetida à radioterapia, visando a destruição total de qualquer célula cancerígena que ainda possa ter ficado.


Cirurgia do Aparelho Digestivo

Os casos de câncer no aparelho digestivo apresentam a maioria das neoplasias, haja vista que este aparelho engloba órgãos como: esôfago, intestino grosso, estômago, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, esse tipo de cirurgia tem sido a menos invasiva possível para o paciente, de modo que o desconforto pós-cirúrgico também seja pequeno. A laparoscópica e a robótica são excelentes opções quando bem indicadas: oferecem menor perda de sangue (consequentemente menor a chance de precisar de transfusões), o tempo de hospitalização é menor e também as chances de complicações e feridas são mínimas.

As vantagens citadas acima são especialmente importantes para pacientes cuja necessidade do tratamento quimioterápico é mais urgente.


Cirurgia de cabeça e pescoço

Também chamada de cirurgia cérvico-facial, corresponde aos procedimentos feitos na face e no pescoço para a retirada de moléstias benignas ou malignas. Essa especialidade inclui também tumores de pele do rosto, couro cabelo e pescoço; tireoide, paratireoide, glândulas salivares, faringe, laringe, língua, garganta e lábios também estão inclusas nesse tipo de operação.


Cirurgia de Tórax

O tórax é um compartimento localizado acima do abdômen, cujas limitações são as seguintes:

Parte superior: pescoço, clavícula e ombro;

Lateral: costelas, músculos tecidos laterais do corpo;

Inferior: músculo diafragma.

Vale ressaltar que alguns tumores estão dentro, fora ou bem perto do tórax, o que pode gerar alguma confusão: coração, tireóide, mamas, por exemplo, são comumente operados por outros tipos de especialistas.
As neoplasia torácicas mais comuns são os tumores de pulmão, linfomas e tumores de células germinativas.

Marque uma consulta!

Preencha o formulário abaixo e retornaremos o contato para realizar o seu agendamento:

UNIDADES:

São Paulo
Rua Vergueiro, 3558 (Salas 807,
808 e 809) – Vila Mariana

Santo André
Rua Catequese, 199 – Bairro Jardim

São Caetano
Rua Osvaldo Cruz, 130 – Santa Paula

São Bernardo do Campo
Rua José Versolato, 111
(Bloco B Sala 2009) – Centro

Diadema
Rua Orense, 41 (Sala 909) – Centro

Newsletter

CENTRAL DE ATENDIMENTO:

(11) 4228-1514

E-MAIL:
adm@oncologiaabc.com.br

Copyright © 2022. CEON+ . Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Emcomjunto

WhatsApp chat