Existem riscos para mulheres que estão em tratamento oncológico e querem engravidar?

Existem riscos para mulheres que estão em tratamento oncológico e querem engravidar?

É comum surgir certo temor em mulheres que enfrentam ou enfrentaram um tratamento oncológico e pensam em engravidar. A preocupação é de que o processo de gestação, com todas as alterações hormonais que provoca no corpo, faça a doença se desenvolver novamente.

Os estudos divulgados até hoje, entretanto, não mostram que essa possibilidade seja verdadeira para qualquer tipo de câncer. Porém é importante ressaltar que pesquisa acerca deste tema ainda estão em andamento e podem apresentar novidades futuramente.

O câncer de mama é o que mais causa preocupação em mulheres que desejam engravidar. Mas, de acordo com os estudos realizados, nada aponta que a doença se agrave por conta da gestação.

É importante lembrarmos que cada câncer apresenta características únicas em cada paciente. Por isso, não existe uma afirmação definitiva sobre os riscos adicionais que uma gestação pode representar em pacientes oncológicos.

O que é possível afirmar é que uma gravidez pode criar um risco em pessoas em que um tratamento de câncer causou problemas cardíacos, pulmonares ou em algum outro órgão. Isso ocorre principalmente porque a gestação gera um estresse físico maior e, isso somado a um órgão danificado, pode levar a sérios problemas de saúde, tanto para a mãe, quanto para o bebê em desenvolvimento.

Mulheres que passaram por procedimentos de radioterapia na região do útero, principalmente as que realizaram esse tipo de exame ainda jovens, aumenta as chances de se chances de o útero perder a capacidade de se expandir conforme o feto se desenvolve, fato que pode fazer com que o nascimento do bebê ocorra de forma prematura, ou até mesmo causar um aborto espontâneo.

Por isso, o mais indicado é que a mulher que passou por um tratamento oncológico e deseja engravidar procure a opinião de um médico especialista em fertilização. Importante conversar também com um oncologista que conheça o quatro da paciente para saber sobre os riscos e medidas necessárias para ter uma gestação tranquila, caso não existam riscos à saúde da mãe e do bebê.

WhatsApp chat