Os diferentes tipos de tratamentos oncológicos e suas características: Hormonioterapia

Os diferentes tipos de tratamentos oncológicos e suas características: Hormonioterapia

#TiposDeTratamentoOncológicos 

Episódio 3 – Hormonioterapia

No terceiro episódio da nossa série falaremos sobre a hormonioterapia, que é um tratamento utilizado principalmente nos cânceres de mama e próstata com o intuito de bloquear os efeitos dos hormônios femininos e masculino no crescimento e recorrência do tumor.

Podendo ser utilizada com a finalidade de curar o paciente ou evitar o avanço da doença, a hormonioterapia depende de uma série de aspectos para a sua indicação como, por exemplo, a idade do paciente, os riscos de efeitos colaterais e questões relacionadas ao próprio tumor.

Além disso, a hormonioterapia pode ser utilizada para completar o benefício de outro tratamento, seja uma cirurgia oncológica ou radioterapia, com o intuito de alcançar melhores resultados.

Em relação ao câncer de mama, a hormonioterapia costuma ser mais efetiva em pacientes que se encontram no pós-menopausa devido à tendência das pacientes apresentarem tumores com elevadas concentrações hormonais na superfície das células, mas nada impede também que este tratamento seja realizado em mulheres que estão na pré-menopausa.

Apesar da efetividade do tratamento, é possível que a pessoa manifeste alguns efeitos colaterais. Portanto, mais do que nunca, é fundamental que a equipe médica responsável pelo caso elabore estratégias e avalie se é viável a utilização da hormonioterapia, pois há uma série de medicamentos e hábitos que podem contribuir para amenizá-los.

WhatsApp chat