Agosto: o mês de conscientização sobre o câncer de pulmão

Agosto: o mês de conscientização sobre o câncer de pulmão

Agosto é conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de pulmão, que é um dos tipos de câncer com maior incidência e mortalidade na população mundial e brasileira, contemplando mais de 10% de todos os casos diagnosticados.

No país, trata-se do segundo tipo mais comum entre homens e mulheres, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2020.

Apesar da redução de mortalidade que houve entre o início e metade da década, ainda assim o câncer de pulmão está entre um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais da área da saúde, pois a sua origem está associada principalmente ao consumo de derivados de tabaco.

Esta tendência, inclusive, é um dos fatores que contribui para que o câncer de pulmão atinja majoritariamente o público masculino em relação ao feminino, já que os homens são maiores consumidores de cigarros.

Portanto, a decisão de transformar agosto em um mês de conscientização sobre o tema é fundamental para enfrentarmos este problema de frente e promover uma maior qualidade de vida para a população mundial.

As ações já se iniciam no primeiro dia do mês, com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão e se estendem até a última semana do mês, com o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que são dois pilares fundamentais para conscientizar a população.

WhatsApp chat