De acordo com dados da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, no ano de 2018, o mundo registrou mais de 18 milhões de novos casos de câncer e, no Brasil, a estimativa de novos casos chegou perto dos 600 mil.
Após receber o diagnóstico de câncer, o paciente experiencia um misto de sentimentos, principalmente o medo de não conseguir vencer a doença e os efeitos colaterais que estão associados ao tratamento do câncer, como dores, enjoo, sofrimento e queda de cabelo.
Mesmo com os avanços da medicina para o tratamento do câncer, ainda é muito comum o pensamento extremamente negativo sobre os procedimentos, o que aumenta a sensação de insegurança.
Por causa dos efeitos colaterais dos tratamentos e por ser uma doença crônica que apresenta várias causas e que se caracteriza pelo crescimento descontrolado, rápido e invasivo, é essencial que o paciente passe por tratamentos complementares para auxiliá-lo durante toda o período com o câncer.
Acompanhamento psicológico para paciente oncológico
O acompanhamento psicológico é fundamental não apenas para ajudar no bem-estar emocional do paciente, mas para auxiliar nas perspectivas de cura, pois nossa mente faz parte do funcionamento e de como nosso corpo reage.
Entender o processo oncológico é essencial para que o paciente aprender a lidar melhor com todo o tratamento, procedimentos e os profissionais envolvidos.
Hoje em dia, já existem psicólogos especializados em psico-oncologia, ou seja, eles estão preparados para prestar assistência ao paciente, que enfrentam o diagnóstico de câncer, e aos familiares.
A psico-oncologia procura compreender os danos psicológicos desde o diagnóstico e durante o tratamento de câncer, envolvendo amigos, familiares e até mesmo os profissionais de saúde que fazem o acompanhamento médico.
O acompanhamento psicológico para o paciente oncológico ajuda na adaptação da nova realidade, buscando meios de conviver da melhor forma com a doença.
Acompanhamento cardiovascular para paciente oncológico
A cardio-oncologia se tornou um ramo essencial no acompanhamento de pacientes com câncer, por causa dos efeitos colaterais dos medicamente que podem causar danos ao coração.
O objetivo dessa especialidade é acompanhar o quadro cardiovascular do paciente juntamente com os oncologistas e toda equipe multidisciplinar, visando a prevenção, o diagnostico e o tratamento de complicações por toxicidade no coração devido a quimioterapia, radio e outros tratamentos realizados no combate aos tumores.
O uso de medicamentos como antraciclinas, utilizados no tratamento de câncer de mama, linfomas e sarcomas, podem causar insuficiência cardíaca e resultar em algo grave.
Além disso, fatores de risco como tabagismo, obesidade e sedentarismo também estão relacionados ao surgimento de doenças cardíacas e tumores.
Acompanhamento nutricional para paciente oncológico
Os pacientes com câncer costumar apresentar distúrbios nutricionais como a perda de peso, desnutrição acompanhada de anorexia e perda ou diminuição de força física.
Neste cenário entra a terapia nutricional que influencia diretamente nos resultados do tratamento oncológico, pois tem o objetivo de prevenir a desnutrição, reduzir o número de complicações provenientes dos tratamentos e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Os ácidos eicosapentaenoicos (EPA), presente nos peixes ricos em gordura e no óleo de peixe, é um elemento que pode inibir a formação do câncer e retardar o crescimento de tumores.
A terapia nutricional pode ser realizada via oral, parenteral e enteral, dependendo do estado que o paciente está.
A rede de credenciamento CEON+ e os nossos especialistas do centro oferecem indicações de qualidade para os seus pacientes em diversos acompanhamentos complementares ao tratamento com o câncer.
Conheça também o CEPHO, nosso Centro de Pesquisa, e uma nova oportunidade de tratamento para você. Contamos um uma infraestrutura diferenciada e exclusiva para a condução dos estudos clínica, além de um corpo clínico multidisciplinar altamente qualificado e prepara para os cuidados com os pacientes oncológicos. Clique aqui e conheça o CEPHO.