Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?

A cada ano do triênio 2020/2022, o Brasil deverá registrar cerca de 66.000 casos de câncer de próstata. Tal como acontece com outros tipos de câncer, esta doença pode ser tratada mais facilmente se detectada precocemente. Por isso, vamos falar sobre os seus sintomas mais comuns, que representam um sinal de alerta para a procura por ajuda profissional!

Fique atento aos seguintes indícios da doença:

• Micção frequente, especialmente durante a noite (nictúria);
  • Disfunção erétil repentina;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Incontinência urinária;
  • Ardência ao urinar.

Se estiver apresentando um ou mais dos sinais de alerta mencionados acima, convém você marcar uma consulta com um médico urologista urgentemente. Principalmente se você tiver mais de 40 anos, já que a doença é mais frequente a partir dessa idade. Esses sintomas podem indicar outra condição menos séria, mas mesmo que você receba um diagnóstico de câncer de próstata, é muito mais fácil tratá-lo quando detectado precocemente!

Em muitos casos, o câncer de próstata cresce lentamente, inicialmente sem causar sintomas claros e, portanto, permanece sem ser detectado por um longo tempo. As vezes, os sintomas iniciais são confundidos com outras condições benignas, como a hiperplasia prostática benigna, fazendo com que muitos homens tenham este tipo de câncer, sem ao menos perceber.

No entanto, quando o tumor atinge um estágio mais avançado, os sintomas mais específicos aparecem. A essa altura, o câncer muitas vezes já pode ter se espalhado para outros orgãos vizinhos como a uretra, bexiga e vesículas seminais.

Outros indicadores possíveis podem incluir fluxo de urina fraco e dor inexplicável na região da virilha ao sentar-se.  Se o câncer se espalhou para além da próstata, o homem também pode apresentar dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, além de uma súbita perda de peso.

O CEON+ é um centro de oncologia especializado com profissionais experientes que podem te dar o suporte necessário para realizar os exames de rastreamento, juntamente com a realização de um diagnóstico assertivo para minimizar os riscos da doença. Venha nos fazer uma visita!