Quais foram as últimas descobertas sobre o câncer de próstata?

Quais foram as últimas descobertas sobre o câncer de próstata?

Estudos científicos sobre o câncer de próstata estão sendo conduzidos por centros de pesquisa em todo o mundo. O recente estudo publicado no periódico The Prostate é um deles, que revelou que a hiperplasia benigna da próstata está associada a uma redução significativa dos riscos de desenvolvimento do tumor da próstata.

Uma equipe de pesquisadores do Beaumont Health, hospital do Michigan, coletou dados de 405 homens com essa hiperplasia, analisando o tecido da próstata através da ressonância magnética, durante dois anos. De acordo com os relatos, para cada aumento de um centímetro cúbico no volume da próstata, o risco de câncer caiu cerca de 3%.

A hiperplasia benigna da próstata é uma condição na qual a glândula começa a apresentar um tamanho maior com o passar do tempo, sendo muito comum em homens com mais de 50 anos. À medida que a próstata cresce, ela pode pressionar o lado externo da uretra, fazendo com que ela se torne estreita. Isso pode diminuir ou às vezes até interromper o fluxo da urinário.

Esta hiperplasia pode produzir uma pressão em toda a glândula, o que faz com que o câncer tenha uma “desvantagem” para se desenvolver no mesmo local. Neste caso, ela ganharia a competição pelo fator de crescimento.

Muitos homens costumam confundir uma próstata aumentada com o câncer devido aos seus sintomas serem parecidos e também por acreditarem que o seu aumento tem relação a um crescimento anormal, com chances de malignidade. Portanto, essa descoberta pode trazer um certo “alívio” para essas pessoas.

No entanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar esse potencial fator de proteção contra o câncer de próstata. Por isso, mesmo com essa hiperplasia, é necessário se realizar todos os exames preventivos anualmente, preferencialmente após os 40 anos de idade, para a detecção precoce do câncer e um tratamento mais efetivo!

Mantenha sempre o seu cuidado em dia e não se esqueça de ter um profissional especializado e capacitado para te orientar nesse sentido. O CEON+ é o lugar ideal para encontrar esses profissionais e manter o cuidado com a sua saúde. Venha nos fazer uma visita!

WhatsApp chat