É de conhecimento geral que o hábito de fumar não é nem um pouco saudável, isso porque ele faz com que o fumante tenha a propensão de desenvolver doenças prejudiciais ao organismo que podem até mesmo levar à morte. É necessário estar atento aos problemas relacionados ao tabagismo para que haja conscientização e portanto, certo distanciamento desta prática.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.
A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
Ele contribui para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traquéia, brônquios e pulmão.
Além disso, também está associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.
No CEON, nos preocupamos com a saúde dos nossos pacientes e nos atentamos aos cuidados que eles precisam ter para alavancar os resultados de seus tratamentos. Por isso, é importante evitar o tabagismo buscando profissionais de saúde especializados que possam te ajudar da melhor forma possível!
Marque uma consulta agora mesmo e venha cuidar da sua saúde!