Como saber se tenho câncer de instestino?

Como saber se tenho câncer de instestino?

O câncer de intestino, sendo os mais conhecidos os câncer do cólon e o câncer do reto, é um tipo de tumor que desenvolve-se no intestino, e é mais comum em uma porção do intestino grosso. O seu desenvolvimento se dá normalmente, a partir da evolução de pólipos, que são alterações que podem surgir na parede do intestino e que, caso não sejam removidos, podem transformar-se em malignos.

O Brasil registra, a cada ano, 36,3 mil novos casos de câncer de cólon e reto (também chamado de câncer do intestino ou colorretal), segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). São 16,83 casos novos a cada 100 mil homens e 17,90 para cada 100 mil mulheres. É o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.

Os números do câncer de cólon e reto não chamam atenção apenas no Brasil: no mundo inteiro, é a terceira neoplasia maligna mais comumente diagnosticada e a quarta principal causa de morte por câncer. No Brasil, em 2015, foram 8.163 óbitos por câncer de cólon e reto em homens e 8.533 em mulheres.

Os principais fatores de risco relacionados ao câncer do intestino são:

Idade igual ou acima de 50 anos

Excesso de peso corporal

Alimentação não saudável (pobre em frutas, vegetais e fibras)

Consumo de carnes processadas

Ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas por semana)

História familiar ou pessoal de câncer de intestino

História pessoal de câncer de ovário, útero ou mama

Tabagismo

Consumo de bebidas alcoólicas

Doenças inflamatórias do intestino (como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn)

Doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar e câncer colorretal hereditário sem polipose

Exposição à radiação ionizante, como aos raios-X e gama

No entanto, independentemente dos sintomas, é fundamental e imprescindível que o paciente busque acompanhamento profissional médico. Afinal, esses sinais também podem indicar hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros problemas não relacionados ao câncer.

O CEON pode te auxiliar no diagnóstico e tratamento de câncer e dar a atenção que você precisa para a sua saúde de forma integral! Clique aqui e marque sua consulta agora mesmo!

WhatsApp chat