Como saber se tenho câncer de estômago?

Como saber se tenho câncer de estômago?

Um dos principais meios de cuidar da sua saúde é estar atento às reações e ao funcionamento do seu próprio corpo, porém, muitas vezes as pessoas não se atentam às mudanças presentes em si mesmas.

Nesse sentido, se perceber é um movimento que pode salvar sua vida, já que em alguns tipos de câncer é possível perceber mudanças, possibilitando um diagnóstico antecipado e assertivo.

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é o quinto tumor mais comum em todo o mundo. No Brasil, ele é o terceiro tipo da doença mais frequente entre os homens e é o quinto no grupo feminino, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Embora o problema tenha diversas causas, está fortemente associado a uma dieta ruim, especialmente rica em alimentos industrializados e/ou em sal (sódio) e pobre em vegetais.

Em geral, quando o tumor é pequeno e silencioso. E caso haja algum sinal, pode se confundir com outras manifestações benignas. Já em caso mais avançado, a depender da localização do tumor, como na parte do esôfago que liga o estômago, ou na região em que o estômago se liga ao intestino (o duodeno), podem ser notados sintomas de obstrução: náusea, vômitos, sensação de plenitude. Anemia, perda de apetite e de peso também podem ser observadas.

Diferentemente do câncer de mama ou do câncer de próstata, por exemplo, o câncer de estômago não tem um exame de detecção precoce. Caso os sintomas já mostrados persistam por mais de duas semanas, é preciso procurar o médico para fazer uma investigação. O especialista pode ser um clínico geral, que será capaz de verificar os sinais de alerta, ou um gastroenterologista. 

O diagnóstico precoce aumenta as possibilidades de cura e aqui no CEON nós podemos ajudá-lo a investigar todas essas questões, quer saber como? Marque uma consulta e venha nos conhecer!

WhatsApp chat