Neste mês celebramos o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, que representa uma oportunidade única para disseminarmos os perigos que essas duas doenças crônicas podem provocar até em relação ao surgimento de novos problemas de saúde ligados ao consumo de certas substâncias.
Quando falamos disso, é impossível não mencionar o câncer. Seja tabaco ou álcool, ambos representam uma parcela considerável do desenvolvimento de diversos tipos da doença.
O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão. Este, por sua vez, é a forma da doença que mais mata no Brasil. Segundo o INCA, cerca de 12 pessoas morrem em decorrência deste problema no Brasil todos os anos para cada grupo de 100 mil habitantes. Vale lembrar que ela também é a quinta principal causa de morte no mundo.
Além disso, o uso do tabaco pode aumentar as chances do desenvolvimento de leucemia mieloide aguda, câncer de bexiga, câncer de pâncreas, câncer de fígado, câncer do colo do útero, câncer de esôfago, câncer de rim e ureter, câncer de laringe, câncer na cavidade oral, câncer de faringe, câncer de estômago e câncer de cólon e reto.
No caso do consumo de bebidas alcoólicas, existem várias maneiras diferentes que levam ao aumento do risco do câncer como, por exemplo, a perda de capacidade do corpo de quebrar e absorver uma variedade de nutrientes associados ao risco de câncer e o aumento dos níveis sanguíneos de estrogênio – muito relacionado ao câncer de mama.
Sendo assim, o alcoolismo aumenta as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer como o de boca, garganta, esôfago, fígado e mama. E vale ressaltar que os problemas se multiplicam nos casos de pessoas que bebem e fumam concomitantemente.
Por isso, adote hábitos mais saudáveis! O câncer não é uma escolha, mas o consumo do tabaco e do álcool é. Prevenir é o melhor remédio para ter uma vida plena e feliz!