Em “Um novo olhar para a saúde do homem”, uma pesquisa realizada para mapear as percepções e os cuidados com a saúde de mais de 2000 brasileiros, ficou ainda mais evidente a razão pela qual o Novembro Azul é de tanta importância para nós.
De acordo com os dados obtidos, 35% dos homens com idade superior a 50 anos nunca realizaram o exame retal.
Esses números refletem uma série de questões que devemos levar em conta em relação à saúde do homem.
Começando por aspectos sociais, já que a cultura brasileira, moldada por aspectos machistas, possui um grande preconceito em relação ao exame retal.
É preciso que os profissionais da área da saúde conscientizem a população sobre os benefícios da realização do exame, uma vez que ele possibilita o diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos mais prevalentes entre os homens.
Desta forma, seria possível evitar que muitos casos fossem percebidos apenas em estágios avançados da doença, o que acaba por reduzir a chance de sucesso dos tratamentos.
Esses números são ainda mais expressivos para aqueles que são atendidos pelo SUS, já que indica que 45% dos atendidos nunca realizaram o exame.
Precisamos encontrar medidas que colaborem para que esses números sejam reduzidos gradualmente, o que pode ser alcançado através de campanhas como o Novembro Azul, cujo intuito é justamente conscientizar os homens sobre o cuidado com a sua saúde.
Não podemos mais negligenciar a saúde masculina ou deixá-la ser prejudicada por pressupostos ultrapassados e que apenas servem para prejudicar a qualidade de vida dos homens.
Cuide da sua saúde!
Converse com o médico responsável pelo seu acompanhamento clínico e realize o exame retal.