Novembro Azul: o mês da prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul: o mês da prevenção do câncer de próstata

A mudança de mês de outubro para novembro altera o foco da campanha de prevenção do câncer de mama e do colo do útero para a prevenção do câncer de próstata, mas não elimina a importância de ambos, não apenas nos seus respectivos meses, mas durante todo o ano.

Sendo assim, gostaríamos de comentar sobre o novembro azul, mas reforçando que essas e as outras campanhas que ocorrem durante o ano precisam estar sempre em ênfase entre os profissionais da área da saúde, entre as mídias e entre a população, pois somente assim será possível alcançar o objetivo de conscientizá-la.

Diante dessa necessidade, surgiu a campanha do novembro azul, com o intuito de divulgar informações e incentivar a prevenção de diversas doenças que atingem principalmente os homens, com ênfase no câncer de próstata.

Este tipo de câncer atingirá um a cada seis homens durante as suas vidas e, caso seja diagnosticado precocemente, possibilitará maior chance de sucesso do tratamento.

Dentre os fatores de risco para o câncer de próstata estão: fatores biológicos e fisiológicos e a exposição contínua a determinados elementos como, por exemplo:

  • Homens com idade superior a 50 anos
  • Presença de histórico de câncer de próstata na família
  • Excesso de gordura corporal

Desta forma, é fundamental que a prevenção seja realizada através das consultas de rotina com os médicos e da realização do exame preventivo.

Entretanto, essa é uma questão que esbarra em diversos estigmas e tabus sociais que precisam ser descontruídos, mas que sofrem grande resistência.

No mês de novembro, o CEON ABC preparará uma série de conteúdos sobre o novembro azul para contribuir com a luta por uma sociedade mais saudável e com foco em prevenção.

WhatsApp chat