No que o paciente oncológico deve estar atento nas festas de fim de ano?

No que o paciente oncológico deve estar atento nas festas de fim de ano?

As festas de fim de ano se aproximam, época em que participamos de inúmeros eventos, celebramos com nossos parentes e amigos mais próximos, enquanto saboreamos diversas comidas festivas deliciosas!

Pacientes com câncer podem desfrutar da mesma maneira que qualquer pessoa se seguirem certas orientações em relação ao tratamento, à alimentação e eventuais excessos, já que é provável que os mesmos apresentem inapetência ou náusea, seja pelos sintomas da doença ou como efeito do tratamento.

Mas seguindo algumas dicas, você pode sim cuidar da sua saúde ao mesmo tempo que se diverte. Para que você aproveite o seu final de ano da melhor forma, separamos algumas dicas essenciais:

Evite exageros

Só coma realmente o necessário. Comece devagar, com pequenas porções, para evitar a indigestão e aquela sensação de estômago cheio!

Cuidado com os alimentos embutidos

Esses alimentos processados, como a linguiça, o bacon e o presunto, contêm muitos aditivos, sais e gorduras, podendo causar náuseas e mal-estar em geral.

Evite alimentos muito gordurosos

Opte por consumir carnes mais magras, como frango, peru (sem pele) ou lombo suíno, de preferência assadas ou grelhadas, já que tendem a serem menos gordurosas e mais saudáveis.

Dê preferência aos alimentos saudáveis

Certifique-se de que há opções saudáveis em seu prato, com direito a saladas, legumes, verduras e frutas! Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, fortalecendo o sistema imunológico, entre diversos outros benefícios.

Opte por sucos naturais, evite bebidas com álcool e refrigerantes

No lugar dessas bebidas, experimente tomar um suco de fruta natural bem geladinho! O consumo de bebidas alcoólicas pode dificultar a cicatrização, além de provocar efeitos colaterais, como náuseas.

Para a sobremesa, evite os excessos e se possível invista nas frutas para fechar a sua refeição.

Limite a ingestão de açúcar, mas não se prive. É tudo uma questão de controle! Lembre-se que além dos doces, também há uma variedade de frutas típicas da estação, como uvas, pêssegos e ameixas, ricas em vitaminas e que ajudam a manter o corpo hidratado.

Jamais interrompa o tratamento!

Antes de programar uma viagem, converse com seu médico para ver se o tratamento não será prejudicado. É importante ressaltar que a medicação deve ser mantida de acordo com a orientação médica.

Cuidado com as altas temperaturas!

Como essas festas ocorrem no verão, é necessário que o paciente oncológico tome alguns outros cuidados, como beber bastante líquido para se manter hidratado, evitar se expor ao sol entre 10:00 e 16:00 e usar protetor solar e chapéus para evitar queimaduras na pele.

Independente dos planos que você tenha em mente, lembre-se dessas dicas para ajudá-lo a se manter seguro e aproveitar ao máximo esse momento ao lado de pessoas especiais. Aproveite o clima de esperança e amor desta época para priorizar a sua saúde e bem-estar. Boas festas!

WhatsApp chat