Sabemos que quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, diversas partes da família se sentem perdidas e precisam de ajuda para lidar com a situação. Por isso, separamos algumas orientações para que os familiares de pacientes oncológicos saibam como agir em prol do melhor para a pessoa querida.
Aproveitamos essa publicação para exaltar a Ong Viva Melhor, uma entidade que tem como objetivo facilitar a reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama. Para saber mais sobre a atuação da entidade e conhecer diversos materiais sobre o tema que podem ajudar você, acesse o site https://www.grupovivamelhor.org.br/.
1. Esteja sempre ao lado do paciente oncológico
Esta é uma das principais dicas, pois sabemos que altos e baixos virão durante o tratamento e você deverá sempre ajudá-la a superar o momento por qual está passando.
2. Defenda sempre o melhor tratamento
O tratamento com pacientes oncológicos, pode ser um processo demorado e burocrático! De qualquer forma, busque sempre o melhor tratamento e tente se responsabilizar por toda essa parte de documentações, convênio, etc. Para que o paciente sinta uma maior tranquilidade e segurança durante o seu tratamento.
3. Seja organizado
Ajude da melhor forma que puder a organizar todos os laudos médicos, receitas de medicamentos, documentos que atestam a doença e todos os procedimentos em uma pasta, tipo fichário. Existem documentos que não podem ser perdidos, por isso seja o mais organizado possível.
4. Saiba que “Não é com você!”
Sabemos que em muitas fases da doença o paciente está em um momento difícil, em que demonstra muita raiva ou frustração. Nessa hora, mantenha-se por perto, mesmo que seja apenas para ouvi-lo, dessa forma você estará permitindo que ele expresse seus sentimentos e futuramente se sinta melhor.
Apenas fique atento se a pessoa está com sintomas de depressão. Nesse caso, busque sempre ajuda de um psiquiatra ou psicólogo. Também converse com o médico que está acompanhando o caso.
5. Organize as tarefas diárias
Durante o tratamento a família deverá se adaptar com uma rotina diferente. Tente, na medida do possível, deixar a rotina diária mais parecida possível com o que era antes do tratamento e para o seu próprio bem-estar, peça ajuda dos outros membros da família ou de amigos e delegue tarefas. Situações simples como fazer o supermercado ou pagar uma conta no banco podem ajudar muito.