Confira quais são os mitos mais comuns sobre a mamografia!

Confira quais são os mitos mais comuns sobre a mamografia!

Especialistas estimam que, em média, uma em cada oito mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama durante a sua vida. E a mamografia é um dos exames que está diretamente ligado à sua prevenção, já que pode identificá-lo em seu estágio inicial.

No entanto, muitas mulheres acreditam em algumas falsas afirmações em relação a esse assunto, mas alertamos: essa tendência pode ter um impacto negativo na vida e na saúde a longo prazo.

Por isso, separamos alguns mitos comuns sobre a mamografia e compartilhamos o que a medicina baseada em evidências pensa sobre isso:

Quem não tem sintoma de câncer de mama ou histórico familiar não precisa fazer a mamografia anualmente.

De acordo com o American College of Radiology, as mamografias devem ser feitas, anualmente, por todas as mulheres com mais de 40 anos, independentemente dos sintomas ou histórico familiar. Muitas vezes, se você esperar para fazer até aparecer os sintomas, como um caroço ou secreção, o câncer pode se encontrar em estágio mais avançado.

A mamografia vai expor a paciente a um nível inseguro de radiação.

Graças à tecnologia, as doses de radiação usadas na mamografia são muito pequenas e seguem todas as diretrizes médicas, isso é claro, desde que o estabelecimento que você frequenta seja certificado pelos órgãos reguladores.

Caso haja qualquer tipo de câncer no tecido mamário, uma mamografia de rastreamento com certeza vai encontrá-lo.

A mamografia é de fato um dos exames com mais eficácia comprovada na redução de mortalidade por câncer de mama, porém existem limitações que tornam necessário outros métodos de diagnóstico, como o ultrassom e a ressonância magnética. Isso acontece porque quanto mais denso o tecido mamário for, maior a probabilidade de que o câncer fique oculto pelo tecido.

“Fiz uma mamografia normal no ano passado, então não preciso de outra este ano”.

Mamografia é detecção e NÃO prevenção. Ter uma mamografia normal não garante futuras normais. Os ensaios clínicos mostraram uma redução de 33% na morte por câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos que fizeram mamografias regulares.

Para aumentar a sua defesa, é importante parar de confiar em mitos e aprender o máximo possível sobre como a prevenção é importante para a saúde da mulher!

Cuidar da sua saúde ficou ainda mais fácil com o apoio do CEON+ na sua vida!

Quer saber como podemos, lado a lado, ajudar na prevenção do câncer de mama? Entre em contato e entenda como!

WhatsApp chat