Como saber se tenho câncer de mama?

Como saber se tenho câncer de mama?

No mês de outubro, a campanha de conscientização no combate e prevenção do câncer de mama é extremamente importante para que haja discussões em relação ao tema.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, o que acabam formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Ele não acomete apenas mulheres, mas também homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

O câncer de mama não tem somente uma causa e a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). 

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor – presente em 90% dos casos quando o câncer é percebido pelo autoexame.

Pele da mama avermelhada

Alterações no mamilo

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

Além disso, é muito importante que as mulheres e atentem sempre ao seu próprio corpo, observando suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Isso porque, a postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Além disso, encontrar o câncer de mama nas fases iniciais, permite um tratamento menos agressivo.

Você pode participar dessa campanha de Outubro Rosa, realizar o autoexame e procurar um especialista no assunto para te ajudar no diagnóstico do câncer de mama. O Centro de Oncologia CEON está ao seu lado nessa batalha, clique aqui e venha conversar com um de nossos profissionais! 

WhatsApp chat