Como saber se tenho câncer de fígado?

É de conhecimento geral que o câncer pode se desenvolver em decorrência de uma série de fatores, genéticos e ambientais, e ainda pode acometer diferentes órgãos e estruturas do organismo.  Por isso, existem alguns tipos de câncer que são um pouco mais difíceis de serem diagnosticados e tratados do que outros. O câncer de fígado é um desses casos.

Muitas vezes, é difícil diagnosticar o câncer de fígado precocemente porque os sinais e sintomas só aparecem quando a doença se encontra em estágio avançado. Os tumores hepáticos pequenos são difíceis de serem percebidos em um exame físico, porque a maior parte do fígado está sob a caixa torácica direita. Um tumor no fígado só é sentido quando já está volumoso.

Ainda assim, não existem exames de rastreamento recomendados para o câncer de fígado para pessoas que pertencem a grupos de risco. Exames de rastreamento estão em testes para pessoas assintomáticas.

Se você souber quais são os sintomas e sinais desse tipo de câncer, identificá-los e consultar o médico se torna muito mais fácil e rápido. Dessa forma, o câncer pode ser diagnosticado precocemente e o tratamento iniciado.

Os sinais e sintomas do câncer de fígado podem incluir:

Perda de peso

Falta de apetite

Sensação de plenitude após uma refeição leve

Náuseas e vômitos

Dor abdominal

Coceira

Inchaço ou acúmulo de líquido no abdome

Febre

Icterícia

Esses sinais e sintomas também estão relacionados a outras doenças, não são necessariamente exclusivos do câncer de fígado. Entretanto, existindo qualquer um desses sinais e sintomas, um médico deverá ser consultado para o diagnóstico preciso e o início do tratamento caso necessário.

Para estar sempre atento a sua saúde, garanta que um centro de oncologia como o CEON esteja ao seu lado. Venha conversar com um de nossos profissionais! Clique aqui e marque uma consulta!