Julho é o mês de prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço, um dos tipos de tumores mais incidentes na população brasileira. Ele engloba todos os tumores que atingem a cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe. O INCA estima que, em 2022, sejam diagnosticados mais de 36 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres.
É importante ficar alerta aos sintomas iniciais da doença, já que 7 em 10 casos da doença são diagnosticados em fase avançada. O câncer da boca, por exemplo, afeta tanto os lábios como a cavidade oral, isto é, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Segundo o INCA, ele afeta cerca de 3 vezes mais homens que mulheres, principalmente aqueles com mais de 40 anos.
Fatores de risco
Essa maior prevalência na população masculina pode ser explicada aos maus hábitos de vida mais frequentemente adotados por eles, como o tabagismo e o alcoolismo.
O tabagismo, por exemplo, é destaque neste assunto. Quanto maior o número de cigarros consumidos, maior as chances de desenvolver o câncer de boca e faringe. Ao lado do alcoolismo e a exposição a materiais tóxicos, pode representar um grande risco para qualquer pessoa.
Como é possível evitar?
A prevenção para o câncer de boca segue um padrão de estilo de vida saudável de forma integral. Suas causas mais comuns também são fatores de risco para diversas outras doenças. Sendo assim:
- Diga não ao tabagismo e evite o consumo de bebidas alcoólicas
- Mantenha uma boa higiene bucal
- Mantenha um estilo de vida saudável e evite a obesidade
- Use camisinha na prática do sexo oral
Sintomas e o diagnóstico precoce
Fique atento(a) para os sintomas mais comuns que compreendem lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam, manchas na língua, céu da boca, bochechas e/ou gengivas, além de caroços na garganta. Em casos mais graves, o paciente pode até ter dificuldades para falar, mastigar ou engolir e também dificuldade na movimentação da língua e boca.
Assim como qualquer outro tipo de câncer, o diagnóstico precoce do câncer de boca apresenta um importante passo para a cura. Isso porque estatisticamente falando, quanto mais cedo descobrir maiores as chances de um tratamento bem sucedido. Por isso, fique atento nos sintomas e faça consultas médicas regulares.
Mude seus hábitos e faça uma consulta no CEON+
No CEON+, o objetivo é rastrear a pré-disposição à doença, com um programa personalizado para cada grupo de risco. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo rastrear possíveis sinais de pré-disposição da doença, criando uma abordagem de exames a serem feitos, realizando o acompanhamento dos pacientes e determinando o risco do desenvolvimento de câncer.
Quer saber mais? Clique aqui e marque uma consulta com a gente!