A importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer

O suporte psicológico faz toda a diferença durante a jornada oncológica. Quando um paciente é diagnosticado com câncer, é natural surgir um misto de sentimentos, como medo e insegurança. Entretanto, se esses sentimentos negativos persistirem durante a jornada oncológica, eles podem interferir diretamente na adesão ao tratamento proposto e na qualidade de vida do paciente.

Sabe-se que a saúde mental também é uma condição fundamental durante o tratamento, influenciando diretamente em seus resultados. Portanto, o acompanhamento psicológico pode colaborar não apenas com o bem-estar mental e emocional dos pacientes, como também com as perspectivas de controle da sua doença.

Acompanhamento psicológico

O acompanhamento psicológico é fundamental não apenas para ajudar no bem-estar emocional do paciente, mas para auxiliar nas perspectivas de cura, pois nossa mente faz parte do funcionamento e de como nosso corpo reage. Entender o processo oncológico é essencial para que o paciente aprender a lidar melhor com todo o tratamento, procedimentos e os profissionais envolvidos.

Hoje em dia, já existem psicólogos especializados em psico-oncologia, ou seja, eles estão preparados para prestar assistência ao paciente, que enfrentam o diagnóstico de câncer, e aos familiares. A psico-oncologia procura compreender os danos psicológicos desde o diagnóstico e durante o tratamento de câncer, envolvendo amigos, familiares e até mesmo os profissionais de saúde que fazem o acompanhamento médico.

O acompanhamento psicológico para o paciente oncológico ajuda na adaptação da nova realidade, buscando meios de conviver da melhor forma com a doença.

Faça uma consulta no CEON+

No CEON+, o objetivo é rastrear a pré-disposição à doença, com um programa personalizado para cada grupo de risco. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo rastrear possíveis sinais de pré-disposição da doença, criando uma abordagem de exames a serem feitos, realizando o acompanhamento dos pacientes e determinando o risco do desenvolvimento de câncer.

Quer saber mais? Clique aqui e marque uma consulta com a gente!

Siga o CEON+ nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.