Medicina Humanizada: um caminho para o fortalecimento das relações com os pacientes!

Medicina Humanizada: um caminho para o fortalecimento das relações com os pacientes!

O conceito de medicina humanizada vem se tornando cada vez mais popular e difundido em todo o mundo. É uma novidade positiva, porém, evidencia também uma grande falha que aconteceu no setor da saúde ao longo dos anos.

Em tese, a medicina teria por obrigação ser humanizada, ou seja, enxergar de forma mais holística o quadro de um determinado paciente ao invés de apenas se concentrar na doença, tratando o indivíduo como um simples objeto de estudo. Um atendimento completo envolve entender as causas psicológicas, sociais, econômicas e espirituais de uma pessoa com algum problema de saúde.

Aos poucos, essa realidade apresenta sinais de mudança. No Brasil, país com dificuldades de oferecer um sistema público de saúde com qualidade, é urgente que o conceito de medicina humanizada ganhe mais força. Já que existe falta de equipamentos e de estruturas adequadas em muitos locais, um paciente precisa contar, ao menos, com um profissional qualificado e que se dedique a conceder o melhor auxílio possível com as ferramentas que tiver à disposição.

Alguns profissionais da saúde também enfrentam grandes obstáculos na carreira, o que prejudica seus desempenhos. Jornadas de trabalho muito longas, poucos recursos a disposição, remuneração pouco satisfatória, entre outros. 

Porém, milhões de pessoas dependem de médicos e enfermeiros para terem um dia a dia com mais qualidade de vida. Então, se ao menos contarem com um acompanhamento atencioso, as chances de ter uma melhora no quadro clínico aumentam consideravelmente.

Tornar a medicina mais humanizada pode parecer, em um primeiro momento, um grande desafio. A tarefa, entretanto, é mais simples do que parece. Trata-se de uma mudança de atitude de todos os profissionais envolvidos em hospitais, clínicas e demais locais. 

Em um cenário ideal, essa alteração seria motivada por incentivos do Estado e de instituições particulares de saúde. Porém, mesmo sem isso, é possível oferecer um atendimento mais humano e atencioso, tendo como principal motivação algo nobre e de importância imensurável: o bem-estar de um paciente que confiou sua vida e que deposita esperanças em um profissional.

No Ceon, somos inteiramente preocupados com a forma que cuidamos dos nossos pacientes, e a humanização da medicina é uma conduta que utilizamos com afinco em todos os nossos setores. Se você quer ser atendido com qualidade e atenção, marque uma consulta conosco e venha conhecer de perto esse cuidado!

WhatsApp chat