Se você já pesquisou um pouco sobre o câncer, sabe que muitas das causas que se relacionam diretamente com ele estão interligadas aos hábitos que mantemos. E quando o assunto é alimentação não é diferente. Maus hábitos na alimentação podem sim influenciar na sua saúde e se tornar um ponto de alerta para o câncer.
No Dia Mundial da Saúde Digestiva, nós preparamos esse conteúdo pensando na oportunidade de reforçar a importância de manter hábitos alimentares saudáveis. Existem sim alimentos que podem aumentar as chances de desenvolver a doença, principalmente no sistema digestório.
Saiba mais sobre o câncer no sistema digestivo
Nesta categoria, os mais comuns são o câncer de esôfago, estômago, intestino e fígado. É claro que a sua causa não é unânime e como qualquer outro tipo da doença ainda levanta muitas dúvidas da ciência e da medicina, mas é fato que aspectos que envolvem a hereditariedade e hábitos alimentares são importantes.
Os vilões já são grandes conhecidos do público: carne vermelha processada, como defumados, embutidos e frios. Além disso, sempre vale ressaltar que o consumo de álcool e o tabagismo são os principais fatores associados ao câncer, não apenas deste tipo em específico.
E a alimentação então?
A base da alimentação deve consistir em frutas, legumes e verduras. O consumo exagerado de certos alimentos vai aumentar os riscos de uma pessoa ter problemas futuros, logo variar o seu cardápio se torna essencial. Nunca é tarde demais para também apontar alguns dos principais vilões.
Alimentos enlatados e carnes processadas contam com substâncias como conservantes e o próprio sal que podem desencadear o surgimento de diversos tipos de câncer do sistema digestivo.
É possível dizer o mesmo para os refrigerantes que são considerados os famosos “ultraprocessados” e contém uma quantidade fora do normal de açúcar que está diretamente ligado à obesidade – um sério fator de risco para o câncer.
Por fim, mas não menos importante, as gorduras – e principalmente as saturadas – são altamente perigosas. A ingestão elevada desses alimentos promove aumento o aumento de peso e a gordura também pode causar outros – para ser mais exato 11 tipos – tipos de câncer de forma indireta, por aumentar o risco de obesidade.
Mude seus hábitos e faça uma consulta no CEON+
No CEON+, o objetivo é rastrear a pré-disposição à doença, com um programa personalizado para cada grupo de risco. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo rastrear possíveis sinais de pré-disposição da doença, criando uma abordagem de exames a serem feitos, realizando o acompanhamento dos pacientes e determinando o risco do desenvolvimento de câncer.
Quer saber mais? Clique aqui e marque uma consulta com a gente!