Dói fazer a mamografia? Tire todas as suas dúvidas sobre um grande aliado na prevenção do câncer!

Dói fazer a mamografia? Tire todas as suas dúvidas sobre um grande aliado na prevenção do câncer!

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais incidente nas mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), somente em 2021 surgiram mais de 66 mil novos casos da doença no Brasil.

A mamografia é um dos exames mais importantes para o combate ao câncer de mama. Quando realizada anualmente pelas mulheres acima de 40 anos, este exame contribui diretamente para o seu diagnóstico precoce e, consequentemente, para a redução da mortalidade em razão da doença. Porém, mesmo com a sua eficácia comprovada, muitas mulheres ainda apresentam dúvidas sobre o exame, fator que contribui para a falta de adesão ao acompanhamento médico.

Quem está se preparando para realizar a primeira mamografia, por exemplo, talvez possa sentir um certo receio por achar que o exame resulta em dores. Pensando nisso, para estimular cada vez mais mulheres a buscarem o melhor para a sua saúde, separamos neste artigo algumas das principais dúvidas ao redor desse importante exame de diagnóstico do câncer de mama. Confira!

Dói para fazer a mamografia?

Verdade. A mamografia pode causar certa dor e desconforto na maioria das mulheres, já que para a sua realização, é necessário comprimir as mamas, que normalmente já são muito sensíveis. Porém a percepção de dor varia de pessoa para pessoa. Por isso, o ideal é realizá-la logo após o período menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis

Mulheres com mama densa sempre precisam de exames complementares?

Mito. As mamografias podem ser menos sensíveis ao tecido denso, mas com a adição da mamografia 3-D, elas são mais precisas do que nunca. Os exames complementares, como o ultrassom, só são solicitados pelo médico caso ele avalie que a densidade da mama está realmente atrapalhando a avaliação do resultado.

A mamografia deve ser feita por todas as mulheres?

Verdade. Para rastreamento do câncer de mama é ideal que todas as mulheres façam a mamografia periodicamente. É recomendado que todas as mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente ou sempre que perceber alguma alteração nas mamas. A idade pode variar dependendo de certos fatores de risco e histórico familiar. Nos casos em que a mulher tem um fator de risco conhecido, recomenda-se realizá-la a partir dos 35 anos de idade.

Venha conhecer o CEON+ e seja acolhido por especialistas que presam pelo cuidado humanizado!

WhatsApp chat