Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado anualmente no dia 10 de setembro, é um dos principais marcos da campanha do Setembro Amarelo por falar direta e abertamente sobre este tema tido como um tabu na sociedade moderna.

As pessoas costumam acreditar que falar sobre o suicídio poderá incentivar uma pessoa que esteja passando por um momento delicado ou que tenha ideações suicidas a concretizar o ato, porém essa é uma noção que precisa ser quebrada.

O suicídio é entendido como uma solução para as pessoas justamente porque elas desconhecem outra saída que não seja essa para lidar com o seu sofrimento.

Porém, como diversas campanhas anunciam incansavelmente, o suicídio não é a solução. O que a pessoa está tentando combater é, na verdade, a dor que sente naquele momento e não um ponto final na vida propriamente dita.

Os profissionais psicólogos e psiquiatras são fundamentais para o cuidado com a saúde mental. Quando combinados com as suas devidas competências, podem trazer resultados incríveis para pessoas que tenham ideação suicida e/ou estejam em depressão profunda.

No caso dos pacientes oncológicos, de acordo com um estudo apresentado em 2018, estima-se que 12,5% dos participantes apresentaram ideação suicida e, além disso, a depressão é entendida como uma das principais complicações que pode surgir a partir de um diagnóstico da doença.

Desta forma, é fundamental que orientemos os nossos pacientes para que eles procurem por ajuda profissional e tomem conhecimento sobre os benefícios que podem ser obtidos através de um trabalho psicólogo.

O paradigma sobre psicólogos e psiquiatras cuidarem de loucos deve ser rompido de uma vez por todas, pois é comum que durante a trajetória da vida as pessoas apresentem momentos de dificuldade dos quais podem ser beneficiados quando procurarem por ajuda profissional.

Caso você precise de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188.

WhatsApp chat