Setembro: o cuidado com a saúde mental e a importância de se falar sobre o assunto

Setembro: o cuidado com a saúde mental e a importância de se falar sobre o assunto

O setembro amarelo é uma campanha nacional iniciada em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) fundamental para a conscientização e informação da população em relação ao suicídio.

Se tratando de um assunto diretamente associado à depressão, o suicídio é um fenômeno que está cada vez mais presente em nosso cotidiano, seja por meio das campanhas que são elaboradas com o intuito de incentivar a população a procurar por ajuda ou pelas grandes mídias e a divulgação de casos relacionados com o tema.

E, em períodos delicados, como o que estamos vivendo, abordar sobre este assunto se torna ainda mais importante, tendo em vista que é comum que as pessoas desencadeiem uma série de reações emocionais pelos mais variados motivos como, por exemplo, incerteza em relação ao futuro, dificuldades financeiras e até mesmo problemas de saúde.

A depressão é uma das principais complicações relacionadas às mais diversas doenças e, portanto, o cuidado com a saúde mental se torna imprescindível.

É importante que as pessoas saibam que não estão sozinhas e que há uma solução para os sentimentos que se afloram nos momentos de dificuldade.

Nós do CEON ABC trabalharemos uma série de conteúdos relacionados à saúde mental durante o mês de setembro para contribuir para a conscientização da população e informa-la sobre o tema.

Procure ajuda e permita-se ser ajudado! Você é maior que as dificuldades e os problemas que possam surgir e possui plenas condições para superá-los.

Caso você precise de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188.

WhatsApp chat