Vacina contra o câncer: tudo o que você precisa saber

Vacina contra o câncer: tudo o que você precisa saber

O cuidado com a saúde e a atenção aos sinais do organismo são itens essenciais quando o assunto é a prevenção e a qualidade de vida. Entretanto, existem algumas doenças que devem ser evitadas de outras formas, com auxílio de medicamentos. Responsável por atingir uma parcela dos brasileiros, você já imaginou como seria se existisse uma vacina contra o câncer?

A iniciativa já está saindo do papel e dos laboratórios, sendo aplicada em alguns voluntários. A ação é extremamente importante, levando em consideração os números para os próximos anos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022 serão registrados 625 mil novos casos de câncer no país. A patologia, que já é conhecida por muitos, pode surgir em qualquer fase da vida, sendo responsável por comprometer o funcionamento do organismo.

Quer saber mais sobre a vacina contra o câncer? Então confira o conteúdo completo e veja o que está sendo feito!

Imunização contra o HPV

Falando do que já está disponível e que pode ser acessado no Sistema Único de Saúde (SUS), as meninas e os meninos, no início da adolescência, podem participar da imunização do HPV. Isso porque uma pesquisa feita na Inglaterra mostra que as garotas, quando vacinadas na idade adequada, convivem com uma redução de 87% nas chances de desenvolver câncer de colo de útero na fase adulta.

O estudo levou em consideração o número de casos a partir de 2006, comparando os dados daquela época e as taxas atuais. Entre eles e elas, a carteirinha de vacinação em dia é o caminho para prevenir tumores de garganta, boca, pênis e ânus.

Para os meninos, a vacinação gratuita está disponível entre os 11 e 14 anos. As meninas podem solicitar o medicamento entre os 9 e 14 anos. Os adultos também podem aplicar a solução, mas o processo deve ser feito em instituições privadas — de acordo com a idade e estado de saúde.

Vacina contra o câncer de próstata

Conhecida por ser uma das enfermidades mais comuns no sexo masculino, o câncer de próstata surge, na maioria das vezes, na terceira idade, mas o problema já pode ser amenizado com a Sipuleucel-T, uma vacina contra o câncer.

Atualmente, o medicamento é utilizado nos casos em que o paciente está em estágio avançado, sem respostas com os demais tratamentos. A vacina é produzida individualmente e o diferencial está na atuação que o líquido produz no organismo.

Ao invés de aumentar o sistema imunológico, o mecanismo estimula uma resposta, para que o corpo seja capaz de atacar as células suspeitas, as células cancerígenas. O medicamento não é capaz de inibir o avanço do tumor, mas pode aumentar o tempo de vida.

Vacina contra o câncer (OVM-200)

Pensando em atuar contra diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata, pulmão e ovário, a vacina está sendo testada pelos pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em pacientes com os três tipos da doença.

O objetivo é que o corpo humano seja capaz de identificar as ações suspeitas, combatendo possíveis inimigos e as células que geram o câncer. Testada pela primeira vez em indivíduos, o intuito é estimular o sistema imunológico, por meio de uma vacina produzida com a survivina — uma das proteínas presentes nas células cancerígenas.

Compartilhe a sua jornada oncológica conosco

No CEON+, o objetivo é rastrear a pré-disposição à doença, com um programa personalizado para cada grupo de risco. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo rastrear possíveis sinais de pré-disposição da doença, criando uma abordagem de exames a serem feitos, realizando o acompanhamento dos pacientes e determinando o risco do desenvolvimento de câncer.

Quer saber mais? Clique aqui e marque uma consulta com a gente!

Siga o CEON+ nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.

WhatsApp chat