Quais são os benefícios dos cuidados paliativos no tratamento oncológico?

Quais são os benefícios dos cuidados paliativos no tratamento oncológico?

Com o passar dos anos, os cuidados paliativos em pacientes que esgotaram todas as possibilidades de tratamento de manutenção ou prolongamento da vida se mostraram de extrema importância para promover uma maior qualidade de vida.

Essa modalidade de tratamento começou a ser praticada há quatro décadas no país e ganhou força a partir dos anos 2000, com mais pessoas procurando cuidados que visam aumentar o bem-estar de pacientes afetados por doenças como o câncer por meio da prevenção e controle de eventuais sintomas.

Autoridades no assunto afirmam que os cuidados paliativos devem iniciar da maneira mais precoce possível e, de preferência, a partir do diagnóstico. É importante ter em mente que, à medida que a doença avança, a abordagem deve ser intensificada em diversos aspectos que envolvem a saúde da pessoa.

Pensando nisso, o CEON ABC separou alguns benefícios que esse tipo de procedimento pode trazer no tratamento oncológico:

1. Sintomas físicos

Com as medidas paliativas é possível controlar diversos sintomas que podem atrapalhar (e muito) o dia a dia do paciente.

  • Dores em diversas partes do corpo
  • Anorexia
  • Náusea, vômitos e diarreia
  • Fadiga e fraqueza
  • Insônia

2. Cuidados com a mente

Em momentos assim é importante falar sobre a saúde mental.

O tratamento paliativo do ponto de vista psicológico pode ajudar com problemas que vão afetar o convívio social como, por exemplo, a depressão e a ansiedade.

WhatsApp chat