A importância da detecção precoce do Câncer de Pulmão

A importância da detecção precoce do Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo, ceifando milhões de vidas anualmente. No Brasil, estima-se que 30 mil pessoas morram por essa doença a cada ano. Mas, o que se torna ainda mais preocupante é que, em muitos casos, o diagnóstico só acontece em estágios avançados, quando as chances de cura são menores.

É nesse contexto que a detecção precoce se torna crucial. Ao identificar o câncer em seus estágios iniciais, quando ainda é pequeno e localizado, as chances de sucesso do tratamento aumentam consideravelmente.

Mas como saber se você está em risco?

Fatores como tabagismo, exposição à poluição do ar e histórico familiar da doença aumentam significativamente as chances de desenvolver câncer de pulmão. Se você se encaixa em algum desses grupos, conversar com um médico é fundamental.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de pulmão?

Embora o câncer de pulmão possa ser assintomático em seus estágios iniciais, alguns sinais podem indicar a presença da doença, como:

Tosse persistente ou que piora com o tempo
Hemoptise (sangue no escarro)
Dor torácica
Dificuldade para respirar
Rouquidão
Perda de peso sem motivo aparente
Fadiga extrema


Quais os exames disponíveis para a detecção precoce?

O principal exame utilizado para a detecção precoce do câncer de pulmão é a tomografia computadorizada de baixa dose (TC de baixa dose). Esse exame é rápido, indolor e eficaz na identificação de nódulos pulmonares, que podem ser sinais de câncer.

Quem deve fazer o rastreamento?

O rastreamento com TC de baixa dose é recomendado para pessoas com 50 anos ou mais que:

Sejam fumantes ou ex-fumantes nos últimos 15 anos
Tenham um histórico de tabagismo de pelo menos 30 maços-ano
Apresentem outros fatores de risco, como exposição à radiação ou doenças pulmonares crônicas
A detecção precoce salva vidas!

Estudos comprovam que a detecção precoce do câncer de pulmão pode reduzir a mortalidade pela doença em até 20%. Isso significa que, ao se identificar o câncer em seus estágios iniciais, mais vidas podem ser salvas.

Converse com seu médico!

Se você tem 50 anos ou mais e se encaixa em algum dos fatores de risco para o câncer de pulmão, procure um médico para saber se você deve fazer o rastreamento com TC de baixa dose. A detecção precoce é a sua chance de vencer essa batalha!

Quer saber mais sobre o CEON+ e todas as atualizações sobre a Acreditação ONA III? Siga o CEON+ nas redes sociais no InstagramFacebook LinkedIn.

E se você quer compartilhar a sua jornada com a gente, clique neste link e preencha o formulário!

WhatsApp chat