Apesar dos métodos rigorosos de prevenção adotados pelos profissionais da área da saúde e do cuidado com o paciente, o hospital é um ambiente com alta concentração de pessoas doentes e que possam estar com algum quadro infectocontagioso.
Desta forma, independente dos esforços adotados para evitar que uma pessoa contraia uma infecção hospitalar, é possível que este problema ocorra, tendo em vista que não se trata apenas de uma questão de cuidado e higienização, mas também porque o próprio quadro de um paciente pode contribuir para que esta situação venha à tona.
Devido ao fluxo reduzido de pessoas entrando e saindo, o contexto de uma clínica transmite maior segurança para as pessoas acometidas pelo câncer, já que, devido ao quadro próprio desta enfermidade e dos tratamentos, é comum que o sistema imunológico esteja fragilizado.
Quando se trata de um paciente oncológico, é preciso redobrar a atenção e os cuidados para que o mesmo não seja exposto a qualquer situação que possa prejudicar a sua saúde, portanto o ambiente da clínica se torna uma opção mais viável em relação aos hospitais devido aos aspectos citados anteriormente.
Além disso, uma clínica especializada possuirá estrutura para atender às mais diversas demandas apresentadas e, quando não, os médicos realizarão o encaminhamento adequado, prezando pela saúde do paciente e pensando no seu bem-estar.